Páginas

quarta-feira, 10 de março de 2010

O que devemos lembrar no Dia Internacional da Mulher

Há 153 anos , um grupo de 130 mulheres deu suas vidas na luta por uma sociedade mais justa e igualiaria. Atualmente, completamos cem anos em que a fatídica data em que essas mulheres morreram, trancadas e consumidas pelo fogo dentro da fabrica na qual manifestavam sua indignação perante uma sociedade injusta, foi escolhida como marco de uma luta que perdura até os dias de hoje.

Obviamente, o campo de batalha em que estamos inseridos atualmente não é, explicitamente, tão hostil quanto ao que essas heroínas enfrentaram. As mulheres conquistam a cada dia mais espaço dentro da sociedade, desempenhando as mais variadas tarefas e demonstrando o quão errônea era a classificação de sermos o sexo frágil ou naturalmente incapazes.

Acredito que temos muito que comemorar nesse dia internacional da mulher. Entretanto, não devemos deixar que a festa, merecida, pelo que foi conquistado nos faça esquecer do que ainda precisa ser feito. Por isso, devemos lembrar das mulheres que sofrem com a violência dentro de seus lares e que somaram só no ano de 2009 cerca de dois mil e novecentos casos. Lembrar também das mulheres que ainda ganham menos que os homens, não importando se desempenham a mesma função em igualdade ou até mesmo melhor. Além disso, devemos pensar também nas milhares de outra mulheres que vivem abaixo da linha da pobreza e que, em muitos casos, acabam por utilizar o próprio corpo como moeda de troca para assegurar uma sobrevivência que é prevista em lei e deve ser concedida pelo Estado.

O tempo de mudanças nas relações de gênero na sociedade ainda não cessou e é exatamente por isso que devemos lembrar das conquistas sem deixar de lado o longo caminho que temos de percorrer em busca de uma sociedade mais justa, onde não sejamos julgados com base em estereótipos degradantes, mas sim pelo nosso caráter e competência. Uma sociedade mais justa se constrói todos os dias e por isso devemos fazer valer os sacrifícios que tantas mulheres, anônimas ou conhecidas, fizeram em busca de um presente melhor e mais bonito não só para elas, mas para todos.

Desejo para as mulheres dos Campos Gerais sempre o melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário