Páginas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Violência contra a mulher Pontagrossense


Em 2009 a Delegacia da Mulher de Ponta Grossa registrou mais de 2,9 mil casos de violência contra a mulher. Grande parte das mulheres que sofrem essa violência são vítimas dos companheiros, muitas vezes alcoolizados, e até mesmo usuários de drogas ilícitas, especialmente o crack.

A maioria dos casos que chegam a polícia acontecem em famílias de menor poder aquisitivo, mas nem sempre a insistência da mulher em viver com o marido agressor está relacionado à questão financeira, em alguns casos a dependência é emocional, pois muitas vezes é a mulher que sustenta o marido.

O momento de denunciar o companheiro varia de mulher pra mulher. Para algumas basta apenas uma agressão física para fazer a denúncia, para outras o caso se alastra por muitos anos até que ela tenha coragem para levar o caso até a delegacia.

A Lei Maria da Penha alterou o Código Penal, permitindo que os agressores sejam presos em flagrante e tenham a prisão preventiva decretada. Acabaram-se aquelas penas em que o agressor deve pagar cestas básicas ou multas, agora o juiz pode determinar o comparecimento obrigatório do agressor em programas de recuperação e reeducação.

É muito triste imaginar que muitas mulheres vivem essa situação deplorável todos os dias. Muitas vezes a mulher apenas espera uma mudança de atitude do companheiro que a agrediu, e é por isso que aguentam tanto tempo caladas. Uma vida sem violência é direito das mulheres. Penso que as mulheres devem se unir e lutar contra esse problema tão grave em nossa cidade, e denunciar todas as vezes em que alguma violência seja feita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário