Páginas

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Dignidade

É a palavra que define uma linha de honestidade e ações corretas baseadas na justiça e nos direitos humanos, construída através dos anos, criando uma reputação moral favorável ao indivíduo. Respeitando todos os códigos de ética e cidadania e nunca os transgredindo, ferindo a moral e os direitos de outras pessoas.
Ser digno é obter merecimento ético por ações pautadas na justiça, honradez e na honestidade.
Esta semana comecei um trabalho de reconhecimento de campo se existe mesmo a tal dignidade. Observando e escutando as diversas reclamações de familiares que tem um de seus membros encarcerado, todos me relataram os constrangimentos passados para poder adentrar a cadeia para fazer a visita. Não importando o sexo, idade ou mesmo o estado de gravidez, indiferentemente todos passam pela nudez e o agachamento. Mulheres, cidadãs de bem com a sociedade e que são submetidas a esta humilhação em nome do grande amor pela família.
Mulheres que tem seus companheiros presos e que são obrigadas, muitas vezes, a continuar seu trabalho aqui fora, não tendo a opção de sair, pois se ousarem estarão mortas! E se por acaso forem pegas, serão também encarceradas e, consequentemente seus filhos ficarão para a avó cuidar. Aqui que se encontra o perigo, pois a função acaba passando de pai para filho. A avó se desespera e sai gritando aos quatro cantos para salvarem o que lhe resta...
Conversei com alguns amigos policiais e eles apresentaram a parte deles neste processo todo e é claro que você acaba entendendo que passar pela nudez e pelo constrangimento do agachamento é necessário porque algumas mulheres, a mando de seus companheiros presos, levam drogas dentro de seus corpos. Algumas delas foram pegas até com celulares e armas.
Na grande maioria, os presos entendem que o sistema, assim como o Estado, estão contra eles e existem somente para destruir suaa vidas e privá-los da liberdade.
Esta conversa foi muito além... Porém, somente com essas poucas informações, entendi que uma simples máquina de raios-X, como aquelas que existem nos aeroportos podem dar às famílias um conforto maior e dignidade nos dias de visita.
Também percebi que não existe um programa oferecido pelo Estado para os familiares destes presos, uma forma de assegurar que ser preso não seja uma 'herança' familiar.
Coloco-me a favor destes familiares e vou lutar pela máquina de raios-X nas cadeias para que as mulheres e familiares dos detentos não precisem passar por esse contrangimento "necessário". Também acredito ser extrememante necessária e urgente a construção de mais espaço para resolver o problema da super lotação.
Entendo que a oportunidade de dignidade é para todos e em qualquer situação.

Um comentário:

  1. Olá amiga Selma, eu como já fui policial sei muito bem como tudo o que você relatou é, e claro que a dignidade humana tem de ser levada em conta, também sou contra os constrangimentos a que essas senhoras tem que passar, mas uma coisa é certa amiga minha, por causa de poucas, muitas mulheres tem que pagar esse preço, e enquanto o sistema não for humanizado continuarão a acontecer esse tipo de coisas, parabéns pelo teu trabalho e apesar de achar que não será fácil o seu intento eu te desejo muita sorte no que você pretende fazer, um grande e fraterno abraço do amigo João Vítor .'.

    ResponderExcluir