Páginas

quinta-feira, 16 de abril de 2009


Pensei em varios temas para iniciar as postagens nesse espaço, entretanto, não consegui delimitar um assunto especifico no universo feminino. Portanto, resolvi lembrar e explicitar a todos as idéias que me motivaram a criar esse blog de discussão.
Antigamente, as mulheres, eram tidas como divindades pelo fato de serem as genitoras dos filhos. Com o passar do tempo e as mudanças sócio-culturais ocorridas nas diversas partes do globo, nós, mulheres passamos a uma posição coadjuvante na estrutura social, sendo submetidas á vontade e ao arbítrio dos homens, patriarcas e provedores das famílias. Ainda assim , mesmo nas épocas em que a sociedade ocidental deixou de lado nossas necessidades e desejos desempenhavamos um papel importantíssimo, ainda que renegado, criando os filhos e formando famílias.
Assim como a estrutura social mudou, e nos relegou a um papel secundário na história, quando foi necessário, demonstramos a força que toda mulher tem. O surgimento das idéias feministas e a atuação feminina nas sociedades européia e norte Americana nas duas grandes guerras abriram caminho para a formação de uma consciência de gênero aqui no Brasil. De lá para cá, a mulher foi posta a prova diversas vezes, demonstrando seu valor e capacidade e, muitas vezes, sendo mais competente, assumindo profissões consideradas legitimamente masculinas. E aqui estamos, prontas para novos desafios.
A luta das mulheres se desenvolve em outros campos atualmente. Antes era pelo direito a decidir com quem casar, hoje é pelos salários iguais. Sem duvida, a luta de hoje não é por privilégios e sim por igualdade e respeito. É nisso que acredito e é por isso que também quero lutar.

3 comentários:

  1. Muito oportuno seu comentário, retratando a assenção da mulher nos diversos setores da sociedade, principalmente dentro de sua casa, sendo como mãe, esposa e profissionalmente muitas vezes arcando com a familia.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Artigo de bom gosto e em defesas das mulheres que merecem exercer cargos e postos de confiança pois são muito mais competentes
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Consultando o seu blog percebi que tinha razao aquilo que cresce em meu sentimento, sentimento de admiração e respeito para com a sua pessoa.
    Abraço,
    Joao Nadal.

    ResponderExcluir